sexta-feira, 7 de novembro de 2008

BRASIL TEM 627 ESPÉCIES AMEAÇADAS


MAIS DE 600 ESPÉCIES DA FAUNA BRASILEIRA ESTÃO SOB ALGUM TIPO DE AMEAÇA DE EXTINÇÃO, CONFORME LISTA DIVULGADA ONTEM PELO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.

A RELAÇÃO FAZ PARTE DO " LIVRO VERMELHO " DA FAUNA BRASILEIRA AMEAÇADA EM EXTINÇÃO. É A PRIMEIRA VEZ QUE QUE O MINISTÉRIO TEM EM MÃOS UM DOCUMENTO COM TAMANHOS DETALHES DAS ESPÉCIES AMEAÇADAS DA FAUNA NACIONAL.

EM GOIÁS, 36 ESTÃO NO " LIVRO VERMELHO ", ENTRE ELAS, EM SITUAÇÃO GRAVE : PATO-MERGULHÃO, ROLINHA-DO-PLANALTO, BICUDO, BORBOLETA(HERACLIDES HIMEROS BAIA); DE RISCO INTERMEDIÁRIO TEMOS : SOCÓ-JARARACA, CABOCLINHO-DE-CHAPÉU-CINZENTO, CABLOCLINHO-DE-PAPO-BRANCO E AS DEMAIS ESPÉCIES SÃO CONSIDERADAS VULNERÁVEIS: ÁGUIA-CINZENTA, TICO-TICO-DO-CAMPO, CABLOCLINHO-DE-BARRIGA-PRETA, ANDARILHO, JOÃO-DO-ARAGUAIA, GALITO, MARIA-DO-CAMPO,TRICOLINO-CANELA, ARARA-AZUL-GRANDE,TIRIBA-DE-ORELHA-BRANCA, CODORNA, INHAMBU-CARAPÉ, ARANHA-DE-SOLO, ABELHA(XYLOCOPA TRUXALI), BORBOLETA(ZONIA ZONIA DIABO), BORBOLETA(PARIDES BURCHELLANUS), CERVO-DO-PANTANAL, CACHORRO-VINAGRE, GATO-DO-MATO, GATO-MARACAJÁ, GATO-PALHEIRO, ARIRANHA, MORCEGO(LONCHOPHYLLA DEKEYSERI),TATU-CANASTRA, TATU-BOLA, JAGUATIRICA... NÃO CONSTA NA LISTA NENHUM RÉPTEIS E ANFÍBIOS.

O NÚMERO PASSOU DE 218 ESPÉCIES PARA AS 627 ATUAIS.O LIVRO SAI COM EDIÇÃO MUITO RESTRITA 2.500 EXEMPLARES, DIRECIONADO INICIALMENTE PARA PESQUISADORES E PARA ALGUMAS UNIVERSIDADES, ENTIDADES E ÓRGÃOS LIGADOS AO MEIO AMBIENTE.

NO ENTANTO, O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE TEM A INTENÇÃO DE REEDITAR MAIS ENXUTA DO MATERIAL, QUE CONTA COM 1.400 PÁGINAS NOS DOIS LIVROS, O INTERESSANTE É QUE SEJA DE CONHECIMENTO POPULAR.PRESERVAR NÃO É MAIS PRECISO TORNOU-SE UMA OBRIGAÇÃO DE TODOS.

SE ESTIVER EM QUALQUER LUGAR E APARECER UM ANIMAL NÃO JOGUE PEDRAS, NÃO O AMEAÇE, NÃO O MATE, APENAS SIGA O SEU CAMINHO POIS LOGO ELE SEGUIRÁ O DELE.


Fonte: JORNAL O POPULAR DO DIA 05/11/2008.

Nenhum comentário: