MAIS DE 600 ESPÉCIES DA FAUNA BRASILEIRA ESTÃO SOB ALGUM TIPO DE AMEAÇA DE EXTINÇÃO, CONFORME LISTA DIVULGADA ONTEM PELO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
A RELAÇÃO FAZ PARTE DO " LIVRO VERMELHO " DA FAUNA BRASILEIRA AMEAÇADA EM EXTINÇÃO. É A PRIMEIRA VEZ QUE QUE O MINISTÉRIO TEM EM MÃOS UM DOCUMENTO COM TAMANHOS DETALHES DAS ESPÉCIES AMEAÇADAS DA FAUNA NACIONAL.
EM GOIÁS, 36 ESTÃO NO " LIVRO VERMELHO ", ENTRE ELAS, EM SITUAÇÃO GRAVE : PATO-MERGULHÃO, ROLINHA-DO-PLANALTO, BICUDO, BORBOLETA(HERACLIDES HIMEROS BAIA); DE RISCO INTERMEDIÁRIO TEMOS : SOCÓ-JARARACA, CABOCLINHO-DE-CHAPÉU-CINZENTO, CABLOCLINHO-DE-PAPO-BRANCO E AS DEMAIS ESPÉCIES SÃO CONSIDERADAS VULNERÁVEIS: ÁGUIA-CINZENTA, TICO-TICO-DO-CAMPO, CABLOCLINHO-DE-BARRIGA-PRETA, ANDARILHO, JOÃO-DO-ARAGUAIA, GALITO, MARIA-DO-CAMPO,TRICOLINO-CANELA, ARARA-AZUL-GRANDE,TIRIBA-DE-ORELHA-BRANCA, CODORNA, INHAMBU-CARAPÉ, ARANHA-DE-SOLO, ABELHA(XYLOCOPA TRUXALI), BORBOLETA(ZONIA ZONIA DIABO), BORBOLETA(PARIDES BURCHELLANUS), CERVO-DO-PANTANAL, CACHORRO-VINAGRE, GATO-DO-MATO, GATO-MARACAJÁ, GATO-PALHEIRO, ARIRANHA, MORCEGO(LONCHOPHYLLA DEKEYSERI),TATU-CANASTRA, TATU-BOLA, JAGUATIRICA... NÃO CONSTA NA LISTA NENHUM RÉPTEIS E ANFÍBIOS.
O NÚMERO PASSOU DE 218 ESPÉCIES PARA AS 627 ATUAIS.O LIVRO SAI COM EDIÇÃO MUITO RESTRITA 2.500 EXEMPLARES, DIRECIONADO INICIALMENTE PARA PESQUISADORES E PARA ALGUMAS UNIVERSIDADES, ENTIDADES E ÓRGÃOS LIGADOS AO MEIO AMBIENTE.
NO ENTANTO, O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE TEM A INTENÇÃO DE REEDITAR MAIS ENXUTA DO MATERIAL, QUE CONTA COM 1.400 PÁGINAS NOS DOIS LIVROS, O INTERESSANTE É QUE SEJA DE CONHECIMENTO POPULAR.PRESERVAR NÃO É MAIS PRECISO TORNOU-SE UMA OBRIGAÇÃO DE TODOS.
SE ESTIVER EM QUALQUER LUGAR E APARECER UM ANIMAL NÃO JOGUE PEDRAS, NÃO O AMEAÇE, NÃO O MATE, APENAS SIGA O SEU CAMINHO POIS LOGO ELE SEGUIRÁ O DELE.
Fonte: JORNAL O POPULAR DO DIA 05/11/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário